icon-white-7

“O sorriso que ofereceres, a ti voltará outra vez.”

O que é Medicina Dentária?

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral. É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias de forma que o paciente se sinta confortável (em todas as fases da sua vida) não só a comer e a falar mas também a sorrir.

O que trata?

A Medicina Dentária subdivide-se em diversas especialidades que estão direcionadas para cada tipo de patologia que poderá afetar a cavidade oral:

  • Ortodontia  (correção da posição dentária em crianças e adultos e do desenvolvimento maxilar e mandibular);
  • Dentisteria (tratamento de cáries e de fraturas dentárias com restaurações estéticas, branqueamento dentário);
  • Endodontia (desvitalização de dentes infetados ou com fraturas ou cáries extensas);
  • Odontopediatria (tratamentos dentários direcionados especificamente para as necessidades das crianças);
  • Oclusão e ATM (estudo e tratamento da dor oro-facial e de problemas oclusais e da articulação temporo-mandibular);
  • Periodontologia (tratamento da periodontite e gengivite, cirurgia periodontal, recobrimento radicular e enxertos gengivais, alongamento coronário, regeneração tecidular e óssea);
  • Implantologia (substituição de dentes perdidos de uma forma fixa com implantes dentários e reconstrução de estruturas ósseas deficientes);
  • Cirurgia Oral (biópsias, extrações dentárias, remoção de quistos, drenagem de abcessos, frenectomias, vestibuloplastias, tratamento da patologias da mucosa oral);
  • Higiene Oral (destartarizações, curetagens e alisamentos radiculares, aplicação de flúor e ensino da melhor técnica de higiene oral adaptada às características de cada paciente);
  • Prótese Fixa e Removível (reabilitação dentária com coroas, pontes, próteses esqueléticas e acrílicas totais ou parciais)

Os Nossos Médicos

255 496 425

Agendar Consulta

  • ”Ortodontia”

    Ortodontia

    A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

    A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com bracketts e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). Dentes tortos ou dentes que não se encaixam correctamente são difíceis de higienizar, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um stress adicional aos músculos da mastigação, o que pode causar dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a sua boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

  • ”Dentisteria”

    Dentisteria

    A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que tem como objetivo restaurar a estética e função dos seus dentes. Hoje em dia é possível simular o resultado final antes do tratamento a efetuar. Esta área permite restaurar dentes com lesão de cárie, tratamento de fraturas dentárias, substituição de restaurações antigas danificadas e/ou infiltradas, substituição de restaurações de amalgama inestéticas, encerramento de espaços entre dentes (diastemas), harmonização do seu sorriso.

  • ”Endodontia”

    Endodontia

    Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afetam.

    É vulgarmente conhecida pelas “desvitalizações”. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade oral, e a saúde dos tecidos periapicais. Consiste na eliminação da polpa (nervo) do interior do dente e no selamento deste espaço de forma hermética e que evite futuras complicações, permitindo assim manter o dente a ocupar o seu espaço e a sua função.

  • ”Odontopediatria”

    Odontopediatria

    A Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes e que tem como principal objetivo a realização de tratamentos preventivos mas também curativos para que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, estética adequada e funcional.

  • ”Oclusão

    Oclusão e ATM

    A oclusão dentária consiste na forma como os seus dentes se relacionam entre si.

    Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. Qualquer alteração nesse mecanismo pode trazer danos nas estruturas adjacentes como dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e articulações. A má oclusão dentária pode provocar desgastes acentuados dos dentes, retração da gengiva deixando uma parte do dente mais sensível e exposta, causando desconforto ao ingerir alimentos frios e doces, dores de cabeça e nos ouvidos, problemas na articulação têmporo-mandibular e desvios de postura.

  • ”Implantologia”

    Implantologia

    A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários.

    Os implantes dentários são estruturas em metal (normalmente titânio puro), colocados na maxila ou na mandíbula, de forma a substituir as raízes de dentes perdidos. Oferecem uma solução segura e eficaz para a substituição de um ou mais dentes. Com a utilização de implantes dentários o doente deixa de ter de optar por soluções tão desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis suportadas apenas pela mucosa, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem. Para receber um implante, é preciso que o paciente apresente as gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Uma higiene oral exemplar e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo dos implantes.

  • ”Cirurgia

    Cirurgia Oral

    Esta especialidade médica é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros.

    É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, como sejam os quistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais.

  • ”Prótese”

    Prótese Fixa ou Removível

    Esta área da Medicina Dentária permite reabilitação de dentes bastante comprometidos e, consequentemente a devolução da estética e função dos dentes ao paciente.

    São muitas as possibilidades de tratamento que lhe podemos oferecer: soluções fixas ou removíveis, sobre implantes ou sobre dentes, totais ou parciais. Sem dúvida que as soluções fixas são a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos e as razões são várias. Não só permitem uma estética e função excelentes, como aumentam a segurança e auto-estima características de dentes naturais saudáveis. As soluções de reabilitação com próteses removíveis, representam soluções mais económicas e que poderão, em certos casos, permitir um conforto e qualidade de vida satisfatórios.

Horário(11)

  • Segunda-feira

    08:00 - 13:00

  • Segunda-feira

    14:00 - 20:00

  • Terça-feira

    08:00 - 13:00

  • Terça-feira

    14:00 - 20:00

  • Quarta-feira

    08:00 - 13:00

  • Quarta-feira

    14:00 - 20:00

  • Quinta-feira

    08:00 - 13:00

  • Quinta-feira

    14:00 - 20:00

  • Sexta-feira

    08:00 - 13:00

  • Sexta-feira

    14:00 - 20:00

  • Sabádo

    08:00 - 13:00