Nutrição é o nome que se dá ao processo de fornecimento de nutrientes necessários a vida
O que é Nutrição?
Nutrição é o nome que se dá ao processo de fornecimento de nutrientes necessários a vida. A palavra também é usada para definir a ciência que estuda as relações existentes entre o ser humano e o alimento ingerido por ele, assim como a prevenção de doenças por meio da nutrição numa tentativa de melhorar e preservar a saúde dos seres humanos. Existem determinados alimentos básicos que são imprescindíveis para a formação e a manutenção do organismo humano e que devem ser ingeridos diariamente.Contando com nutricionistas altamente qualificados nas áreas de nutrição clínica, avaliação nutricional, educação nutricional, aconselhamento nutricional, este departamento tem como objetivo melhorar a saúde e qualidade de vida de todos os pacientes em geral e pacientes com diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares em particular.
Não salte as refeições!
Quando você salta refeições o seu metabolismo desacelera e você não está a queimar calorias como deveria. O seu corpo pensa que está a morrer de fome por isso, quando voltar a comer, o seu corpo armazena mais do que o normal, resultando em mais gordura.
Uma boa alimentação significa prevenção de doenças cronicas, vida saudável e qualidade de vida. Muitos problemas de saúde podem ser evitados através de uma alimentação saudável, que siga as proporções adequadas de cada alimento.
Dieta equilibrada e saudável
Uma dieta equilibrada exige hábitos alimentares saudáveis, mas as necessidades calóricas dependem da idade, do sexo e do peso de cada indivíduo. Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, caminha-se para o aumento de peso. Comece por verificar o seu IMC(Índice de Massa Corporal). Se acusar quilos a mais, precisa de mudar hábitos.
Como conseguir o equilíbrio? A Roda dos Alimentos, que inclui todos os nutrientes, pode dar uma ajuda. Não se esqueça de variar e de repartir os alimentos por 5 ou 6 refeições por dia. Em casa, no ginásio ou ao ar livre, pratique exercício físico. Pelo menos, 30 minutos por dia. É o ideal para controlar o peso.
12 conselhos para equilibrar o menu
- Não se esqueça do pequeno-almoço.
- Recomendam-se 3 a 5 porções de fruta diárias e a mesma quantidade de legumes.
- Convém ingerir, diariamente, 25 gramas de fibra. Encontra-a na fruta, nos legumes e nos cereais integrais.
- Coma produtos lácteos meio-gordos ou magros, pois o menor teor de gordura não afeta os valores de cálcio.
- Prefira água (1,5 litros por dia, no mínimo), sumo de fruta natural ou infusões aos refrigerantes e bebidas alcoólicas.
- Privilegie os grelhados e cozidos. Os guisados, estufados e assados podem também ser saudáveis. Tente não comer fritos mais do que 1 vez por semana.
- Evite produtos pré-preparados, processados e fast-food. O consumo excessivo destes alimentos pode contribuir para o aumento de peso.
- Guarde os doces e os salgados para ocasiões especiais.
- Consuma, no máximo, 5 gramas de sal por dia, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Organize o prato: metade com vegetais, um quarto com hidratos de carbono (batatas, massa, arroz) e o restante com proteína (carne, peixe ou ovos).
- Preste atenção aos rótulos e compare valores calóricos e teores em gordura, açúcar e sal.
- Opte por uma alimentação mais ligeira à noite, para não perturbar o sono.
Os Nossos Médicos
-
”Dra.
255 496 425
Agendar Consulta